Sempre em contacto com a experiência real do mundo do emprego, estas são oportunidades de te dares os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso, sem descartar a possibilidade de, no futuro, prosseguires os estudos no ensino superior.
Nestas várias formações, os formandos têm ao seu dispor vários apoios. Desde logo, recebem subsídio de refeição e de transporte, bem como uma bolsa de profissionalização e seguro de acidentes pessoais. Em alguns casos, poderá ser ainda atribuída uma bolsa de apoio para material de estudo e subsídio de acolhimento ou alojamento.
Nas próximas páginas, contamos-te tudo sobre as várias opções que IEFP coloca à tua disposição.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Cursos de Aprendizagem. Aprende, fazendo
O que são?
Com um foco especial na componente prática e na formação em contexto de trabalho, os Cursos de Aprendizagem são ideais para quem procura ganhar competências para o desempenho de uma profissão, enquanto garante o 12.º ano de escolaridade.
Quem pode frequentar?
Qualquer jovem ou adulto com idade até aos 29 anos (inclusive), pode frequentar um Curso de Aprendizagem, desde que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.
Como se estruturam?
Os cursos têm uma duração entre de 3000 e 4000 horas (cerca de 2 anos e meio) e preparam para o desempenho de uma profissão. Ou seja, a ideia é permitir uma aprendizagem “ao vivo”, complementando a teoria com a prática. Por essa razão, 40% da formação é realizada numa empresa (cerca de nove meses).
Que cursos existem?
Uma vez que a regra, nos Cursos de Aprendizagem, é “aprender fazendo”, a oferta formativa é centrada sobretudo em áreas de natureza tecnológica. A cada ano, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) – a entidade responsável por estes cursos – atualiza a oferta existente às necessidades de contratação das empresas, de forma a garantir a sua empregabilidade. Consulta aqui a lista completa.
No final do curso tens…
- O ensino secundário concluído com dupla certificação (escolar e profissional);
- O nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações;
- A possibilidade de prosseguir estudos para o ensino superior.
Clica nas setas abaixo para mais opções.
Cursos de Aprendizagem+. Reforça a tua qualificação
O que são?
Os Cursos de Aprendizagem+ pretendem?reforçar os níveis de qualificação, de modo a promover a empregabilidade, potenciada por uma?forte componente de formação realizada em contexto de trabalho, bem como possibilitar o prosseguimento de estudos, no ensino superior.
Quem pode frequentar?
Podem frequentar Cursos de Aprendizagem +, jovens e adultos com idade compreendida entre os 18 e os 29 anos (inclusive), com uma das seguintes habilitações:
- Curso de Ensino Secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- Nível básico de educação e que estejam a frequentar uma modalidade de educação ou formação ou um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário;
- Diploma ou certificado de nível 5 de qualificação do QNQ, ou diploma de especialização tecnológica, ou grau ou diploma de Ensino Superior.
Como se estruturam?
Os Cursos de Aprendizagem + têm a duração 1325 e 1675 horas, perfazendo 1 ano (considerando a carga horária máxima) e estão organizados em três componentes de formação: Formação Geral e Científica, Formação Tecnológica e Formação em Contexto de Trabalho.
No final do curso tens…
- A possibilidade de prosseguir estudos no Ensino Superior;
- O nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações;
Clica nas setas abaixo para mais opções.
Cursos de Especialização Tecnológica. Torna-te um profissional qualificado
O que são?
Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias, não superiores, que visam aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos numa determinada área de formação, adquirir ou reforçar competências para o exercício profissional qualificado, permitindo ainda o prosseguimento de estudos de nível superior.
Quem pode frequentar?
Podem frequentar CET, jovens ou adultos de idade igual ou superior a 18 anos, com uma das seguintes habilitações:
- Curso de Ensino Secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- Nível básico de educação e que estejam a frequentar uma modalidade de educação ou formação ou um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário;
- Diploma ou certificado de nível 5 de qualificação do QNQ, ou diploma de especialização tecnológica, ou grau ou diploma de Ensino Superior e que pretendam a sua requalificação profissional.
Como se estruturam?
Cada CET constitui-se como uma resposta a necessidades específicas das empresas, a nível regional e nacional, através de uma formação de elevado nível técnico e científico, que integra uma componente de formação prática, com cerca de 45% da duração total da formação realizada nas empresas, concorrendo, por esta via, para a criação de emprego altamente qualificado.
Como me posso candidatar?
A candidatura ao ingresso num estabelecimento de ensino superior é feita através de concurso especial para o acesso e ingresso no ensino superior. Encontra a oferta completa aqui.
No final do curso tens…
- A frequência de um Curso de Especialização Tecnológica, com aproveitamento, confere a atribuição de um diploma de qualificação e de um certificado de qualificações;
- O nível 5 de qualificação do QNQ;
- A possibilidade de prosseguir estudos no ensino superior