Foram mais de 180 os Jovens e Educadores Ubuntu que estiveram presentes e que puderam descobrir o que é o Clube: um espaço de partilha, com o objetivo de aproximar a Comunidade Ubuntu, de várias idades e geografias. Pretende também afirmar-se como um espaço de encontro, proximidade e de cuidado e criação de relações. Como referiu Rui Nunes da Silva, presidente do IPAV, “A criação de um Clube Ubuntu Nacional é uma afirmação de que não estamos sozinhos (...)”.

Para fortalecer esta relação, os encontros acontecerão trimestralmente, em formato online, proporcionando momentos regulares de partilha e colaboração entre a comunidade.

Dentro desta dinâmica de partilha, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi um momento marcante. Maria José Barroso, educadora Ubuntu, trouxe o testemunho do trabalho desenvolvido pelo Clube Ubuntu da Escola Básica das Piscinas, que aposta numa metodologia centrada nos alunos: “Deixar que sejam os alunos a guiar, para sentirem que a responsabilidade é deles. Além de ser mais eficaz, é mais importante para se poderem desenvolver enquanto pessoas”.

Entre as atividades promovidas, destacam-se o debate a partir do filme Human e a criação de um mural coletivo.

Num brainstorming criativo, os participantes reuniram 332 ingredientes para elaborar a Receita da Empatia, um símbolo do compromisso Ubuntu com a construção de um mundo mais justo e solidário.

Colaboração e progresso: sinergia para o avanço Ubuntu

As margens do Mondego inspiraram a construção de pontes entre o Conselho Científico da Academia de Líderes Ubuntu e o Conselho de Diretores de Escolas Ubuntu!

Os dois Conselhos reuniram-se no início de fevereiro, em Coimbra, para conhecerem o trabalho de cada um dos grupos, a partir dos seus resultados, bem como dos seus desafios e planos de trabalho futuros.

A partir de um modelo imersivo de reflexão, reforçou-se a importância de uma ligação mais efetiva e próxima entre ambos, relevando-se enquanto espaço de colaboração potencial para a produção de conhecimento, validação científica das propostas metodológicas e pedagógicas e ainda desenvolvimento de novos projetos e ideias.