Um dia reservado ao património cultural da região de Leiria. Os participantes da Art & Cultura percorreram a região, ficaram a conhecer melhor o património cultural e histórico de locais como a Batalha, o Ecoparque Sensorial da Pia do Urso e as Grutas da Moeda.
Mostra da Batalha
Foi no Posto de Turismo da Batalha que começamos o roteiro que nos deu a conhecer esta vila, que traça as suas origens à Batalha de Aljubarrota. Durante esta visita explorou-se a exposição dedicada ao Oficial de Cavalaria português, Mouzinho de Albuquerque, nascido na região.
Seguimos para o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, que explora de forma diversificada a oferta cultural e onde podemos encontrar vestígios de diversas comunidades que habitaram neste mesmo local. Antes de alcançarmos o Mosteiro, houve tempo ainda para visitar um túnel pedonal com pinturas dedicadas à Batalha de Aljubarrota, da autoria do artista Bruno Gaspar e uma passagem pela Ponte da Boutaca.
Chegados ao Mosteiro, foi altura de receber uma breve explicação sobre este local. Desde a sua construção aos elementos que compõem a arquitetura deste monumento histórico, os participantes da academia revelaram o seu interesse e ainda tiveram tempo para explorar a igreja do Mosteiro.
A Batalha por trás do Mosteiro
O Mosteiro da Batalha tem este nome, porque foi edificado perto do local onde decorreu a Batalha de Aljubarrota, onde os portugueses, comandados por Nuno Álvares Pereira, derrotaram as tropas de Castela. O edifício foi mandado edificar pelo rei de Portugal, D. João I, como agradecimento à Virgem Maria, pela vitória portuguesa.
Pelos caminhos do Ecoparque
A próxima paragem deste dia de exploração era o Ecoparque da Pia do Urso. Neste parque, depois do almoço, fomos recebidos no Centro de Acolhimento para uma breve apresentação e de seguida os participantes da Art & Cultura puderam explorar este local livremente. Para tornar o percurso dos trilhos mais interessante, os participantes foram respondendo a perguntas ao longo do caminho.
TESTEMUNHO
«É um ambiente agradável e todas as atividades são muito interessantes.»
“A semana está a ser boa. As atividades são interessantes e estou a divertir-me. As atividades que gostei mais foram as do dia de ontem na Escola Superior de Artes e Design. Aquela que mais me chamou à atenção foi a Oficina de Serigrafia e Gravura. E estava bastante entusiasmado por visitar a Batalha e conhecer a história deste local”.
Samuel Duarte, 18 anos, Escola Secundária D. Manuel I, Beja
Viagem ao Centro da Gruta da Moeda
A exploração não tinha terminado pelo Ecoparque. Seguimos para as Grutas da Moeda, que foram descobertas corria o ano de 1971. Aqui pudemos visitar as várias salas da gruta, havendo ainda tempo para explorar o Centro Interpretativo Científico-Ambiental.
Para amanhã estão reservadas várias oficinas práticas no Museu Barata Feyo, no Espaço Concas e no Atelier-Museu António Duarte, um almoço na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e um percurso desde a Mata Rainha D. Leonor até ao termal.