Hoje a Art & Cultura passou o dia pela Cidade das Caldas da Rainha, com a manhã a ser exclusivamente dedicada à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). Durante este período, os estudantes do ensino secundário e profissional que se deslocaram para esta academia entraram em contacto com a oferta formativa desta escola do Instituto Politécnico de Leiria. A tarde foi dedicada ao lazer, com um passeio de barco pelo lago do Parque D. Carlos I e uma ida à praia da Foz do Arelho.
ArtESADnato
Na ESAD.CR, os participantes da Academia Art&Cultura colocaram as mãos na massa. A manhã foi toda dedicada a oficinas práticas, que abordavam componentes integradas nos cursos da Escola. Da oficina de Serigrafia e Gravura, os estudantes saíram com um tote bag como brinde, depois de aprenderem todos os passos de como aplicar a imagem pretendida ao seu saco, tais como a preparação da tela até à secagem e à cura.
Pela oficina Digital, foi possível desenhar e criar os próprios pins que, claro está, também foram levados como uma lembrança para mais tarde recordar desta semana. Enquanto isso, pela oficina de Fotografia no laboratório analógico, os estudantes recolheram objetos na rua e tiraram uma fotografia dos mesmos, revelando mais tarde em papel próprio.
Por fim, na oficina de Cerâmica, os participantes seguiram um desenho e, com recursos a martelos e outras ferramentas, montaram uma moldura que ia fazer parte de um puzzle e assim recriar a imagem pretendida.
Pavilhões do Parque D. Carlos I
Os pavilhões do Parque D. Carlos I foram projetados nos finais do século XIX, por Rodrigo Berquó, de forma a serem o novo hospital D. Carlos I. Com a sua construção, Berquó queria fazer das Caldas da Rainha "uma verdadeira estância termal europeia", no entanto os pavilhões nunca chegaram a desempenhar essa função. Em vez disso, neste local, ao longo de 100 anos, instalaram-se um quartel militar, uma esquadra da polícia e uma escola secundária.
Fonte: Turismo de Portugal.
Todos ao lago!
Repostas as energias, um momento de descontração no Parque D. Carlos I, com um passeio de barco pelo lago. Por entre os patos e os cisnes, com vista para os Pavilhões que se localizam no parque e passando por debaixo de uma ponte que faz lembrar cenários de filme, os participantes colocaram bandas sonoras de filmes - "My Heart Will Go On" foi uma das músicas preferidas - e soltaram muitas gargalhadas. Houve inclusive quem ainda ficasse a remar no mesmo lugar até conseguir atinar com a navegação do barco.
TESTEMUNHO
«É um ambiente agradável e todas as atividades são muito interessantes.»
“A academia está a ser bem gira. Estou a divertir-me muito e a gostar das pessoas. É um ambiente agradável e todas as atividades são muito interessantes. Adorei o passeio de barco que fizemos no Parque D. Carlos I. Na ESAD estive na atividade da cerâmica, mas todas as atividades tinham o meu interesse. Foi bom meter as mãos na massa, criar um azulejo e construir um puzzle com as nossas peças".
Mónica Cristino, 17 anos, estudante da Escola Secundária de Vila Real de Santo António
Foz para a praia
Pese a nebulosidade que se fazia sentir neste dia passado no Oeste, o dia terminou com uma visita à praia da Foz do Arelho. Toalhas estendidas no areal e jogos para jogar, os participantes concluíram o dia de maneira descontraída, preparando o dia de amanhã que contará com visitas à Batalha, ao Ecoparque Sensorial da Pia do Urso e à Gruta da Moeda.